sábado, 13 de julho de 2013

Curiosidades e Funcionalidades de Eletrônicos: Logic Gates


 Aqui vamos começar com mais um post sobre eletrônicos, só que agora vou mostrar para vocês algumas funcionalidades entre diversas. Hoje vou ensiná-los da forma mais eficaz e "decifrável" para iniciantes.


Imagem das 7 logic gates e algumas combinações. Fonte: http://picokit.com.au/wp/?p=63

    "O que são Logic Gates?"

 "Uma logic gate é um elementar circuito digital. A maioria delas têm duas entradas (input) e uma saída (output). Até qualquer momento dado, todos os terminais são em em um ou duas condições binárias "low" (número 0) ou "high" (número 1), representando diferentes níveis de voltagem. O caminho da energia varia dependendo da montagem do circuito digital. Na maioria das "logic gates", a condição binária "low" é aproximadamente zero volts (0 V), enquanto a condição binária "high" é aproximadamente 5 volts positivos (+5 V).
 São sete as básicas "logic gates": AND, OR, XOR, NOT, NAND, NOR, e XNOR." 


 Ok, do que vocês bem entenderam do texto traduzido, as logic gates são, bem resumidamente, circuitos digitais que tomam diferentes rumos tanto ao caminho de energia.

 Primeiro de tudo, vocês devem ter em nota algumas coisas. Condutores diferentes como o PTCT, NTCT, NSCN, PSCN são condutores que, mesmo quando estão juntos eles não compartilham a energia entre si. Isto porque são condutores diferentes.

 O PSCN e o NSCN têm em comum uma função secundária que não é só para ativar mateirais energéticos e proporcionar condução aos switches. E eu vou explicá-la com uma simples imagem.


 Pronto, agora vamos a cada uma das funções das 7 logic gates.

- AND Gate

(Logic Gates (versão do TPT pelo jogador Mur), ignore os diamantes na 1ª imagem, são apenas demonstração).



 Quando o Input B é carregado de energia, ele abre passagem para o Input A, e quando o Input A é carregado, a energia passa para o Output AB. Repare que a passagem de energia do Input A apenas é manifestada uma vez, até que você carregue o Input B de novo e repita o mesmo processo. Para facilitar a explicação, construa um circuito igualzinho da imagem e siga o passo-a-passo.

- OR Gate


 A logic gate "OR" tem quase a mesma composição da AND, mas sua diferença é que ela já permite a passagem de qualquer energia carregada no Input que seja levada até o Output. Resumindo, é o mesmo esquema da composição que eu mostrei para vocês tomarem em nota no início da postagem (aquela imagem do PSCN e o NSCN).

- XOR Gate


 A XOR gate possui exatamente os mesmos inputs e output que a OR, mas sua única diferença em sua composição é que, se os dois Inputs forem carregados de energia, o Output não vai recebê-la.

- NOT Gate


 Esta é a NOT gate, para variar um pouco. Devem estar me perguntando porquê eu deixei dois prints, bem, é simples, a "NOT" do lado esquerdo está com a energia da BTRY fluindo infinitamente, e a direita está normal, com os elementos à mostra para vocês poderem ver como ela é feita. Bem, esta logic gate é simples de usar, apenas de um SPRK no primeiro Input dela. Depois disso, a energia que o BTRY estava dando para por alguns segundos. Essa "parada" de segundos varia conforme o tempo que você sentar o dedo no mouse no primeiro Input.

- NAND Gate


 A NAND Gate é uma fusão da "NOT" com a "AND". Simples, olhe a mesma composição da AND, sua função é a mesma quanto ao estado binário dos Inputs A e B, e acaba por drenar o SPRK que fluira infinitamente do BTRY.

- NOR Gate


 Fusão da OR com a NOT. Função simples, os dois Inputs podem drenar a energia fluindo infinitamente.

- XNOR Gate


 Por fim, a última Logic Gate, XNOR. Fusão da XOR com a NOT, quando os dois Inputs forem carregados de energia individualmente, a energia fluirá até o Output normalmente, drenando a energia por alguns segundos, e se os dois Inputs forem carregados juntos, a energia não vai chegar até o Output.

OBS.: Não pare de ler, outro trecho importante que eu achei naquele site, e que vale não só na vida real mas também no TPT:

 "Usando combinações de diferentes Logic Gates, operações complexas podem ser formadas. Na teoria, não há limite do número de Logic Gates em uma máquina. Mas na prática, há um limite delas em um dado espaço físico. Logic Gates são encontradas em circuitos lógicos integrados (em inglês, sigla ICs). Do rumo em que as tecnologias ICs avançam, o volume físico requerido para cada individual Logic Gate diminui e as máquinas digitais do mesmo ou menor tamanho seja capaz de ter uma operação muito mais complicada para velocidades aumentadas.".


 Bem, é isso pessoal, demorei um pouco para entender todas as funções das Logic Gates e testá-las, mas agora o post está feito e o próxima será sobre mais funcionalidades de eletrônicos. Fique por dentro!

PowderLordi

Nenhum comentário:

Postar um comentário